Especial Prefeituras

Santiago: desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade e ações sociais

House D

Em Santiago, a gestão do prefeito Tiago Gorski Lacerda tem desenvolvido ações pioneiras em relação ao desenvolvimento sustentável, com as moedas sociais Pila Verde e Pila Azul, a conquista do Selo Município + Azul Caixa; e econômico-social, com as novas Leis de Liberdade Econômica, Tudo Fácil Empresas, Vale-Feiras. Além da continuidade de projetos na educação e tecnologia, como os kits escolares, uniforme e adoção de aparato eletrônico em sala de aula.


Moedas Pila Verde e Pila Azul 

A moeda social Pila Verde foi criada na cidade em 2020. O projeto é voltado para solucionar o problema do lixo orgânico. A cada 5 kg levados no ponto de coleta, o cidadão recebe 1 Pila Verde, que pode ser trocado junto às feiras do produtor. Em contrapartida, os produtores, com o pila, podem comprar mudas, sementes e adubo. Recentemente, uma nova moeda começou a circular: o Pila Azul. Em parceria com a secretaria municipal do esporte, ele pode ser trocado por atividades como ginástica, hidroginástica, utilizar quadras de esportes, campeonatos, entre outras modalidades esportivas ligadas à Prefeitura. Para receber, os moradores da cidade levam, aos pontos de coleta, material reciclável como, por exemplo, papel, plástico, alumínio, metal.

- O projeto tem, como finalidade, incentivar as pessoas a separarem seus resíduos. Trabalhamos com os três pilares da sustentabilidade: econômico, ao reduzir o gasto do município com o lixo, conscientização as pessoas que o lixo é dotado de valor; ambiental, pois quanto menos resíduos descartar, melhor para o meio ambiente; e social ao envolver os produtores rurais, população em geral e, também, o Pila Azul que é destinado a Cooperativa de Catadores, gerando renda - destaca a secretária municipal de Meio Ambiente, Andriele Martins Peruffo.


Tudo Fácil Empresas 

Visando a desburocratização e a agilidade econômica, a cidade dos poetas lançou o programa “Tudo Fácil Empresas”, em que é possível realizar a abertura de novas empresas em apenas 10 minutos, através de um formulário online. Além disso, através da nova Lei da Liberdade Econômica de Santiago, existe uma dispensa de alvará para empresas de baixo risco e, as de médio, são dispensadas de alvará municipal de localização para abertura, recebendo, após, a assinatura do termo de ciência e responsabilidade, alvará provisório, tendo o prazo de seis meses para obter o alvará definitivo.

Com a viabilidade automática em menos de dois minutos, a nova lei de liberdade econômica e a dispensa de alvará para empresas de baixo risco, a abertura de novos empreendimentos se tornará ainda mais ágil e eficiente. A partir disso, Santiago se tornará referência regional para diversos municípios, prestando um atendimento descentralizado da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul - JUCIS e contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.

 - A Prefeitura não cria documentos que vão ser impeditivos de abrir a empresa e, sim, criamos situações para facilitar aqueles que não tem necessidade de uma maior vigilância - completa o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sadi Gioda.


Santiago + Empregos 

A Prefeitura de Santiago criou um portal para ajudar aqueles que buscam emprego e/ou uma nova oportunidade. O “Santiago + Emprego” está disponível no site da Prefeitura e, nele, apresenta um mural com vagas oferecidas pela empresa. Para os candidatos, existe a opção de criar seu currículo, aproveitá-lo na plataforma, em que poderá ser acessado por diversas empresas, e até mesmo imprimir para o usar em vagas fora do portal. Já para os empreendimentos, o Santiago + Emprego vai ajudar a otimizar o tempo e proporcionar um olhar detalhado sobre cada candidato e suas possibilidades de se encaixar naquela vaga.


ESG Caixa - Selo Azul 


Santiago recebeu, em dezembro de 2022, o Selo Município + Azul Caixa. O prêmio valoriza a adoção de soluções mais eficientes, com transparência e sustentabilidade, objetivando incentivar a gestão responsável, a melhoria da qualidade de vida do cidadão e a otimização do uso de recursos naturais geridos pela gestão pública local. Os municípios são avaliados por meio de vinte critérios, classificados sob quatro aspectos: no ambiental, a Caixa avaliou se o município possui iniciativas de modernização da iluminação pública por meio da utilização de lâmpadas LED, sistema fotovoltaico ou energia eólica; social, foi analisado se o município possui programa municipal de transferência de renda; governança, no ponto do município possuir certificação emitida há no máximo dois anos por organização que certifica o comprometimento com boas práticas de governança; e climática, foi considerado se o município possui Plano Municipal de Gerenciamento de Riscos e Desastres. Uma conquista que apenas oito cidades brasileiras obtiveram, sendo Santiago a única do Rio Grande do Sul. 


Vale-Feira 

O projeto consiste na disponibilização de até R$ 50,00 mensais para os servidores municipais adquirirem produtos nas feiras de produtores do município. No momento, são 26 feirantes cadastrados, e os 974 servidores que aderiram podem adquirir produtos nos quatro pontos de venda que são: Hortomercado Municipal, Feira da Vila Nova, Feira do Ginasião e também na Feira de Orgânicos.

Tal projeto é mais um benefício aos feirantes, que já recebem todo o suporte para a comercialização de seus produtos com disponibilização de espaço gratuito e assistência técnica da SMAP, vindo a contribuir para o fortalecimento dos pequenos produtores do município.


Confira nosso vídeo especial sobre Santiago: 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

House Diário

producao@diariosm.com.br

São João do Polêsine: o lar dos primeiros habitantes da Terra Anterior

São João do Polêsine: o lar dos primeiros habitantes da Terra

Santa Maria: fábrica de cérebros e inovação Próximo

Santa Maria: fábrica de cérebros e inovação

publieditorial